PADDE
Considerando o Plano de Ação para a Transição Digital - PATD -, a que se refere a Resolução de Conselho de Ministros n.º 30/2020, de 21 de abril, em particular, ao “Programa de digitalização para as escolas” (medida n.o 1) integrado na “Capacitação e inclusão digital das pessoas” (Pilar I), este Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola - PADDE - traduz a mobilização das medidas, contextualizadas, a implementar nesta Escola Secundária no sentido da referida transição digital.
Após dois anos de vigência do anterior PADDE (Plano de Ação de Desenvolvimento Digital), concebido num contexto incaracterístico, devido à Pandemia, é chegada a altura de fazer um balanço positivo, concretizadas que foram todas as ações previstas e definir novas ações e estratégias, enquadradas com novos investimentos em tecnologia digital, decorrentes principalmente do CTE de Informática (Centro Tecnológico Especializado) e LED (Laboratório de Educação Digital) e que permitam um elencar de medidas na dimensão pedagógica que consolide de forma definitiva, o digital em sala de aula.
Atividades a desenvolver
Instalação e configuração de
novos equipamentos
Instalar e configurar Videoprojetores;
Instalar o LED (Laboratório de Educação Digital);
Instalar e equipar as salas do CTE (Centro Tecnológico Especializado de Informática);
Instalar e configurar os equipamentos dedicados à Plataforma Inovar;
Aquisição e instalação de Software
Instalar e configurar a plataforma Inovar e importar os dados da plataforma E360 e aplicações JPM;
Instalar e configurar a plataforma Intuitivo;
Gestão dos Kit’s Tecnológicos da Escola Digital
Reparar/substituir equipamentos avariados
Preparar e distribuir Kit’s tecnológicos.
Formação
Dar formação LED e CTE a Docentes.
Dar formação Inovar a Docentes e Não Docentes.
Avaliação
Promover junto das turmas a avaliação digital.
Clubes e Projetos
Promover e dinamizar a utilização do LED (Laboratório de Educação Digital).
Promover e dinamizar o projeto e-Twinning.
Participar na iniciativa da ERTE Cidadania Digital:
Seguranet;
Líderes Digitais;
Apps for good;
Academia Digital para Pais.
Realização de palestras temáticas.
Recursos educativos digitais para apoio à aprendizagem
Selecionar, referenciar e disponibilizar RED (Recursos Educativos Digitais), de apoio às atividades escolares.
Apoiar as turmas associadas ao Projeto-Piloto Manuais Digitais e alargá-lo ao Ensino Profissional.
Articular as UFCD da disciplina Redes de Computadores com o plano da Academia Cisco.
Promover e divulgar nos canais da escola conteúdos digitais relevantes produzidos pelos alunos.
Promoção e divulgação
Promover e divulgar nos canais da escola conteúdos digitais relevantes produzidos pelos alunos.
Desmaterializar e desburocratizar
Promover o uso da nuvem nos serviços administrativos e o arquivo digital (correio).
Promover o uso de nuvem nos Grupos de Recrutamento, Departamentos e Conselhos de Turma.
Simplificar o conteúdo das atas de Conselho de Turma, Conselho de Diretores de Turma, Departamentos, Grupos de Recrutamento entre outros.
Adquirir a licença para APP para consulta de horários de Professores e Alunos.
Criar um boletim de itinerário digital.
Promover a assinatura digital de documentos internos e atas de reuniões online.
Promover o Dia sem Papel (para cada turma) ou a semana sem papel para todas as turmas.
Promoção e Comunicação da imagem da escola
Instalar um ecrã para divulgação de atividades e eventos da escola.
Organizar o seminário #ProSecundario.
Dinamizar o Gabinete de Comunicação e Imagem.
Criação de um calendário global atualizado de todas as atividades / eventos de toda a comunidade escolar
Formação Interna
Dar formação para Docentes e Assistentes Técnicas/Operacionais.
Legenda: (Por Iniciar - Em execução - Concluída - Não executada)
Segundo as orientações da DGE, os novos PADDE deverão privilegiar medidas ou atividades que se enquadrem na Dimensão Pedagógica, em especial com a utilização do digital em sala de aula e a utilização de metodologias com recurso a aprendizagens ativas. Neste sentido e tendo como referência alguns dados da SELFIE 2023 as médias mais baixa por dimensão e grupos de participantes centram-se nas áreas Competências Digitais dos Alunos (3,6), Práticas de Avaliação (3,6), Pedagogia em Sala de aula, Infraestruturas e Equipamentos (3,8), a Equipa de Desenvolvimento Digital propõe algumas medidas nesse âmbito, nomeadamente a dinamização de atividades com o LED (Laboratório de Educação Digital) e o CTE (Centro Tecnológico Especializado), tanto em sala de aula como em atividades, nas áreas da robótica, artes e multimédia, ciências e tecnologias, línguas e humanidades, redes e outras de informática.
No âmbito do PTD pretendemos também a manutenção do PPMD (Projeto-Piloto Manuais Digitais), se possível com alargamento a uma turma do ensino profissional e investir na aquisição de algumas licenças do Intuitivo para promover a avaliação digital e enquadrá-la com a avaliação externa dos alunos em 2024/25 (Exames Nacionais).
A comunicação da escola, a diminuição do uso do papel e a desburocratização de procedimentos são outros aspetos a privilegiar neste plano.