PADDE

Considerando o Plano de Ação para a Transição Digital - PATD -, a que se refere a Resolução de Conselho de Ministros n.º 30/2020, de 21 de abril, em particular, ao “Programa de digitalização para as escolas” (medida n.o 1) integrado na “Capacitação e inclusão digital das pessoas” (Pilar I), este Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola - PADDE - traduz a mobilização das medidas, contextualizadas, a implementar nesta Escola Secundária no sentido da referida transição digital.

Após dois anos de vigência do anterior PADDE (Plano de Ação de Desenvolvimento Digital), concebido num contexto incaracterístico, devido à Pandemia, é chegada a altura de fazer um balanço positivo, concretizadas que foram todas as ações previstas e definir novas ações e estratégias, enquadradas com novos investimentos em tecnologia digital, decorrentes principalmente do CTE de Informática (Centro Tecnológico Especializado) e LED (Laboratório de Educação Digital) e que permitam um elencar de medidas na dimensão pedagógica que consolide de forma definitiva, o digital em sala de aula.

Atividades a desenvolver

Instalação e configuração de

novos equipamentos

Aquisição e instalação de Software 

Gestão dos Kit’s Tecnológicos da Escola Digital

Formação

Avaliação

Clubes e Projetos

Recursos educativos digitais para apoio à aprendizagem 

Promoção e divulgação

Desmaterializar e desburocratizar

Promoção e Comunicação da imagem da escola

Formação Interna

Legenda: (Por Iniciar - Em execução - Concluída - Não executada)

Segundo as orientações da DGE, os novos PADDE deverão privilegiar medidas ou atividades que se enquadrem na Dimensão Pedagógica, em especial com a utilização do digital em sala de aula e a utilização de metodologias com recurso a aprendizagens ativas. Neste sentido e tendo como referência alguns dados da SELFIE 2023 as médias mais baixa por dimensão e grupos de participantes centram-se nas áreas Competências Digitais dos Alunos (3,6), Práticas de Avaliação (3,6), Pedagogia em Sala de aula, Infraestruturas e Equipamentos (3,8), a Equipa de Desenvolvimento Digital propõe algumas medidas nesse âmbito, nomeadamente a dinamização de atividades com o LED (Laboratório de Educação Digital) e o CTE (Centro Tecnológico Especializado), tanto em sala de aula como em atividades, nas áreas da robótica, artes e multimédia, ciências e tecnologias, línguas e humanidades, redes e outras de informática.

No âmbito do PTD pretendemos também a manutenção do PPMD (Projeto-Piloto Manuais Digitais), se possível com alargamento a uma turma do ensino profissional e investir na aquisição de algumas licenças do Intuitivo para promover a avaliação digital e enquadrá-la com a avaliação externa dos alunos em 2024/25 (Exames Nacionais).

A comunicação da escola, a diminuição do uso do papel e a desburocratização de procedimentos são outros aspetos a privilegiar neste plano.